terça-feira, 17 de maio de 2011

Mjöd, o vinho de mel


Uma receita original (G.P.)

"Não sei se cada homem que atacou Eoferwic estava bêbado, mas estaria se houvesse hidromel, cerveja e vinho de bétula suficientes. A bebedeira havia ocupado boa parte da noite e quando acordei encontrei homens vomitando ao alvorecer."

CORNWELL, Bernard. O último reino. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. p. 33


O hidromel (também chamado de vinho de mel) é uma bebida antiga, especialmente popular nos países do norte da Europa, onde é conhecido como mjöd. Basicamente, consiste numa bebida alcoólica fermentada a partir de água e mel.

Para produzir hidromel artesanalmente, tudo que você vai precisar, além dos ingredientes descritos abaixo, é de uma garrafa vazia (preferencialmente de vidro), uma bexiga comum e um elástico.

Os ingredientes são:
- 1 xícara de mel
- Água mineral (suficiente para uma garrafa de vinho, ou cerca de 675 ml)
- 2 sachês de chá de cassis (ou outro sabor)
- Suco de 1 Limão
- 2 colheres rasas de chá de fermento biológico para pão (Saccharomyces cerevisiae)

Não é necessário levar essas proporções tão a sério. Normalmente, usa-se uma parte de mel para duas partes de água, além de outros ingredientes não obrigatórios como especiarias e frutas, dependendo do seu gosto. Neste caso, a receita é de apenas uma garrafa de hidromel acrescido de limão e chá de cassis. Comparada a outras receitas, esta usa uma grande quantidade de mel em relação à água, resultando num produto final com sabor e aroma peculiares.

Como fazer:
Primeiramente, você deve ferver a água e preparar o chá, acrescentando o suco do limão. Desligue o fogo e acrescente o mel. A essa mistura dá-se o nome de mosto.

Deixe o mosto esfriar até a temperatura ambiente antes de acrescentar o fermento biológico. Mexa-o bem e prepare-se para engarrafar. Antes, não se esqueça de higienizar a garrafa muito bem, afinal o hidromel irá permanecer nela por um longo tempo e você não quer que outros microorganismos além daqueles contidos no fermento se desenvolvam.

Feito isso, acrescente o mosto à garrafa e use a bexiga para fechar a abertura, fechando-a com o auxílio do elástico como mostra a figura.


O elástico e a bexiga servirão para que o ar do ambiente não entre em contato com o interior da garrafa. Uma vez que a abertura estiver lacrada, todo o oxigênio sobressalente no interior será consumido pelos microorganismos do fermento. E é aí que a mágica acontece: nesse ponto, o fermento começará a quebrar as moléculas de açúcar do mosto em gás carbônico e álcool. Assim, durante a fermentação, o nível alcoólico da bebida subirá até certo ponto, até que o processo se torne mais lento e finalmente pare.

Você saberá que está funcionando porque a bexiga irá inflar, e é importante que você não abra a garrafa durante todo o processo. Guarde-a num ambiente escuro e deixe o hidromel maturando por alguns meses. Depois de algum tempo, você perceberá que o fermento irá decantar no fundo da garrafa.

Quando você finalmente abrir a garrafa, filtros de papel podem ser utilizados para realizar a filtragem da bebida e obter um produto mais claro. Tome cuidado para que o fermento decantado não se misture novamente ao líquido, o que tornará o hidromel turvo.

E é isso aí, o que você terá em mãos é uma bebida artesanal muito semelhante àquela que os vikings e outros povos nórdicos saboreavam há séculos. (G.P.)

27 comentários:

  1. Caraca =P
    vlw msm
    vou fazer e ver se fica bom msm
    ty.

    ResponderExcluir
  2. Se der errado na hora de desinfetar a garrafa, no mínimo você vai ter uma baita contaminação por alguma bactéria ou fungo, quando ingerir a bebida, após MESES que estes se criaram na garrafa... rssrrsrs...Mas legal o post!

    ResponderExcluir
  3. vai ter tanto alcool ali
    que a proliferação de bactérias vai ser quase impossível, o máximo é q vai ficar meio nojento^^
    mas eu quero tentar^^

    ResponderExcluir
  4. Oi, Profeta! Meu nome é Eduardo.
    Achei legal a receita, mas fico com um pouco de medo de, realmente, crescer algum microorganismo na mistura, e eu terminar ficando doente.
    Me diz uma coisa: você já preparou, você mesmo, alguma garrafa de hidromel seguindo essa receita, e já bebeu???
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. O fermento é daquele seco, em pó, ou é do fermento fresco, em tabletes???

    ResponderExcluir
  6. Eu nao vou morrer se fazer essa receita nao? Alguem ai ja testou e nao ficou com lombriga ou coisa pior? Estou querendo fazer, mas tb queria saber dos riscos.. De qualquer forma!! DEMAIS O POST

    ResponderExcluir
  7. Completando: eu utilizei fermento em tabletes.

    ResponderExcluir
  8. Bom, eu já preparei algumas vezes e nunca tive nenhum problema. Mas todas as vezes eu tomei cuidados quanto à higiene, principalmente quanto à esterilização da garrafa e outros materiais como tigelas, por exemplo, com água fervente.

    Para mais informações sobre a esterilização e a produção de hidromel, encontrei um material do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que pode ajudar: http://www.cpatu.embrapa.br/publicacoes_online/comunicado-tecnico/2006/tecnologia-para-obtencao-artesanal-de-hidromel-do-tipo-doce

    ResponderExcluir
  9. pra quem tem medo de contaminação e so esquentar a bebida sem deixar que ferva assim nao se perde o teor alcoolico e serve como um bom metodo de higienizaçao

    ResponderExcluir
  10. O alcool mata as bacterias. nos séc. 11 ao 14, mais ou menos, as pessoas nao bebiam água pq eram suja, por conta dos corpos de mortos de guerra despejados nos rios. Entao eles bebiam "cerveja fraca", era uma fermentação fraca 2,5% de alcool, apenas para matar as bacterias na água.

    ResponderExcluir
  11. O pior que pode acontecer é a formação de metanol além do etanol. Metanol é um alcool toxico que em pequenas quantidades causa cegueira permanente e na quantidade certa causa a morte.

    ResponderExcluir
  12. Esse processo funciona sim é o mesmo para fazer qualquer bebida alcoólica.

    Há um errinho no testo quando fala:

    (...)o fermento começará a quebrar as moléculas de açúcar do mosto em oxigênio e álcool.(...)

    Na realidade é liberado gás carbônico mesmo

    ResponderExcluir
  13. Nunssa texto é com X... como sou burro

    ResponderExcluir
  14. ah gente, o mircroorganismo eh o fermento biologico (sim o de tabletes), entao nao eh um microorganismo que possa causar danos a saude, basta seguir os cuidados do post que vc nao correra riscos

    ResponderExcluir
  15. É importante esterelizar tudo (garrafa, colher, bexiga) com alcool 70 (alcool hospitalar). Faço isso para fabricar cerveja. Você vai encontrá-lo em lojas de material hospitalar.
    Pode-se usar também ácido paracético. Mas isso, não sei direito onde se compra, mas cerveijeiros também o usam.

    ResponderExcluir
  16. Mto legal a matéria, ja havia visto sobre o hidromel mas sempre deixava para fazer para. Essa da bexiga é nova, achei meio estranho mas eh uma alternativa mais barata doq a convensional, onde o pessoal ultiliva uma valvula, tubos e outro recipiente com agua

    ResponderExcluir
  17. Quanto tempo tem que ficar fermentando(meses)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu andei lendo, vc deixa fermentar um mês, tira a "borra" do fundo com o filtro de papel, lava a garrafa de novo e recoloca o hidromel e deixa mais um mês, repita esse processo de deixar fermentar um mês e limpar a "borra" até não acumular mais "borra" no fundo. Depois que ela não aparecer mais, vc engarrafa e deixa mais algumas semanas na garrafa lacrada "maturando" e depois pode servir. Espero ter ajudado abraço

      Excluir
  18. A fermentação com o tipo de fermento especificado dura apenas alguns dias. Mas, depois da filtragem, esta receita ainda ficou "envelhecendo" durante três meses.

    ResponderExcluir
  19. se vai beber bebe mas nao botadefeito

    ResponderExcluir
  20. A bexiga nãoo estoura com o tempo? Sla derepente com a grande concentraçao de CO2 possa estoura-la... Não existe esse perigo e se estourar q q eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  21. estourar acho que não. nas primeiras horas a bexiga encheu pela metade, depois o processo desacelera e agora aminha esta com 4 dias de fermentaçao e a bexiga nao parece que ira estourar

    minha duvida eh, assim que a fermentaçao parar, eu devo deixar na garrafa com o fermento maturando por meses, ou devo filtrar, reengarrafar, e deixar maturando por meses em geladeira, como eu costumo ler em outras receitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode desengarrafar, filtrar e colocar em outra garrafa. Há, inclusive, alguns dispositivos para vinho que permitem que você lacre a garrafa a vácuo.

      Excluir
  22. Quero saber se fica bom mesmo? Ninguém morreu...rsrsrsrsrs aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  23. Em vez da bexiga pode-se usar uma válvula air-lock que é mais segura e após a fermentação fazer um processo de pasteurização. É mais seguro e pode consumir sem medo.

    ResponderExcluir
  24. legal depois quando tiver pronto a gente mata um boi e tira os chifres pra beber neles igual como os povos antigos faziam. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. O que acontece depois de que a fermentação chegar ao fim? O balão esvazia? o que acontece?

    ResponderExcluir